"Ser uma comunidade amiga, que vive e anuncia o evangelho e faz discípulos"

Projeto Livre de Verdade

“Investindo na juventude brasileira e no combate às drogas”

Objetivo Geral

Conscientizar jovens e adolescentes através de uma ação preventiva contra as drogas, recuperando os valores cristãos negados aos jovens do século XXI.

Estratégias

  • Oferecer programas educativos com base nos princípios bíblicos, nas escolas da capital e cidades do interior.
  • Fazer parcerias com organizações para veicular o programa em privadas e públicas, colégios e outras associações.
  • Oferecer estrutura gratuita de tratamento de recuperação para usuários de álcool e drogas através do projeto Desafio Jovem do Recife.

Meios

  • Utilização de música contextutalizada, teatro e imagens (slides e painel de fotos).
  • Testemunhos de ex-usuários de drogas, técnicos e voluntários do Desafio Jovem.
  • Distribuição de material impresso para prevenção e instrução.
  • O projeto viabiliza todos os instrumentos de som e imagem que são utilizados, necessitando apenas de local para a reunião com os jovens.

Público Alvo

Alunos da Rede Particular e Pública de Ensino e jovens das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Programas do Projeto

O trabalho busca obter o apoio da Secretaria de Educação do município alvo, com divulgação prévia para realização do programa na cidade, para abrir espaço nas escolas públicas. O projeto disponibiliza três tipos de programas que estão associados diretamente com o público-alvo:

  1. Impacto
    1. Prevenção contras as drogas

      O alvo é atingir as escolas de uma determinada região (cidades do interior, bairros). A duração do programa é de um dia em cada escola contatada, oferecendo conscientização aos alunos sobre o mundo das drogas através da música, depoimentos, teatro e slides. Este programa pode atingir até cinco escolas em uma semana (uma por dia), atingindo em média até 3.000 alunos. Oferece como opcional a realização de uma passeata anti-drogas com alunos e professores.

    2. Abordagem única

      Oferecido em uma única apresentação, tendo dois focos principais: (1) A liberdade que a vida cristã oferece ao jovem; (2) Uma forte advertência quanto ao uso das drogas. A diferenciação deste programa é que ele adota uma abordagem claramente desafiadora, sendo útil para comunidades que não experimentaram os outros programas.

  2. Mente Aberta

    É uma proposta que utiliza os recursos do programa de Impacto, disponibilizando aprofundamento das informações. Apresentações de até três dias consecutivos, com duração de uma hora e meia, utilizando os recursos da música, teatro, palestras temáticas (profissionais de saúde) e depoimentos dos ex-usuários de drogas. Este programa abre espaço para perguntas e respostas com os participantes.

Breve Histórico de atuação:

Este projeto vem sendo executado há muito tempo, com boa aceitação e bons recursos áudio-visuais. Mais de vinte cidades do estado de Pernambuco e cerca de quinze estados brasileiros já foram atingidos pelo programa. Recentemente os pastores Joel Bezerra (1ª. Igreja Batista do Recife) e o Dr. Sérgio Lyra (1ª. Igreja Presbiteriana de Casa Caiada) se reuniram com o propósito de apoiar o projeto “Livre de Verdade”. Como resultado o projeto realizou em julho/08 na cidade de João Alfredo – PE, a implementação do programa “Mente Aberta”, contando com a ajuda de jovens de três igrejas presbiterianas durante três dias, causando grande Impacto na juventude daquela cidade. O resultado foi tão promissor que a Secretaria de Educação do município convidou para que o projeto retornasse a cidade.

Sobre Davi Wanderley

Casado com Lúcia Maria de Araújo, pai de dois filhos, Tatiana (12 anos) e Samuel (4 anos). Conheceu o trabalho do Desafio Jovem do Recife contra as drogas ainda quando era adolescente e tornou-se voluntário do projeto. Sentiu-se chamado para atuar na atividade preventiva através dos depoimentos de ex-usuários em apresentação do grupo no Recife. Há 25 anos vem desenvolvendo este trabalho (20 anos com dedicação integral), em várias cidades com foco nas escolas públicas. O seu desejo é ampliar o trabalho e a estrutura através da formação de novas parcerias, para alcançar o maior número de jovens nas cidades afetadas com o uso das drogas.

Publicidade